domingo, 5 de fevereiro de 2017

10ª EXPEDIÇÃO A CORDILHEIRA DOS ANDES (1 de 5 partes) - MENDOZA - ARGENTINA

Esse é o diário de viagem da minha 10ª Expedição a Cordilheira dos Andes na Argentina, na província de Mendoza, na data de 09 de janeiro de 2017 a 24 de janeiro de 2017. 
Foi uma expedição exploratória, onde, poderia não ter trilha ou sinalizações de qual o caminho melhor a ser seguido, com diversas dificuldades. Poderia ter surpresas que no google earth ou nas pesquisas na internet não revelam ou poucas pessoas ali estiveram para relatarem detalhes do terreno, clima, etc.
Reservo-me o direito de não transcrever partes onde aparecem nomes ou fatos que poderiam interferir diretamente na vida de pessoas constantes ou não nessa aventura. Ainda, tentarei reproduzir acertando abreviações e fazendo algumas adequações gramaticais para a melhor leitura e interpretação do leitor, bem como explicações atuais entre colchetes [].

10ª Expedição – objetivo fotos do lado norte do Cerro Aconcagua e cume do cerro Zurbringgen (experiência em gelo/neve).












06-01-17. 
   De manhã. Reviso as costuras da polaina e outros equipamentos têxteis. Estou reduzindo ao máximo o peso do equipamento. Tenho um limite de 30 kg para a bagagem [que irá no porta malas do ônibus] e uns 5 kg para bagagem de mão. Até tirei a capa desse bloco.
09-01-17.
   Que sufoco levar as bagagens para a rodoviária e voltar para casa. Deixar o veículo em casa e retornar a rodoviária. Minha esposa espera lá fora. Tudo conferido. Dá vontade de deixar metade pelo caminho. Dois volumes de 15 kg mais uma bolsa de mão de 5 kg. 19h05min. Que louco! Vou fazer 1/51 do trajeto [um de cinqüenta e um]. 
21h40min: Espero no setor dos “internacionais” [na rodoviária de Porto Alegre]. Na ânsia de não chegar atrasado, cheguei 1,5 horas antes. Minha mala de mão rasgou no zíper [já era uma bem usada, usei bolsas que não chamasse atenção. A mochila estava desmontada dentro de outra bolsa]. 











   
   Dei-me conta de não ter pego o GPS. Eu estava passando dados... Coordenadas e tal. Mas na preocupação de deixar a casa arrumada, etc, devo ter deixado. Tenho carta topográfica e bússola. Lembrei por duas vezes o filme “7 anos no Tibete”. Sei lá... 22h20min: Esperando... (resmungos).
10-01-17. 
07h25min. Ontem chegou o ônibus uns 10 minutos depois do horário, que é normal [ele vem de outras cidades]. A minha bagagem de mão não coube na prateleira acima dos bancos. O motorista fez uma parada para limpar o pára-brisa. Eu fui urinar e a urina saiu amarelada. Troquei mensagens com minha esposa pelo celular e pelo face book. Agora estamos parados em Uruguaiana (Brasil) à pelo menos 15 minutos. 










   Carrego meu celular em um carregador solar. O ônibus está praticamente vazio. Minha bolsa estava desconfortavelmente no meio das minhas pernas e agora está do lado. O ar condicionado marca 25ºC mas está frio, parecendo 19ºC. 
7h40min: Passada a ponte! 
8h30min: Enfim liberados! 
9h00min: Paramos a 20 min para abastecer. Todos desembarcaram. Lavei o rosto. Isso é bom! A gasolina aqui é 19,78 pesos [argentinos, o litro]. 












12h25min: [Estamos em] Federal. Nublado sem chuva. Gastos R$ zero (ops... R$10,00 do carregador [de bagagem] em Caxias do Sul e mais ou menos 34 reais da passagem de Caxias do Sul para Porto Alegre e, 350 reais de Porto Alegre para Córdoba [e 3 reais de taxa de embarque]). Um mosquito dentro do ônibus. E um “grilo”: barulho metálico incessante do ônibus. Mais, máximo 1 folha do diário por dia! 
12h36min: mensagem no telefone celular da operadora Vivo – Consulado +5491141999668 ligação tarifada. 14h55min: paramos em Paraná para embarque e desembarque de passageiros. 
16h15min: Paramos na rodoviária de Santa Fé por 30 min. Passamos pelo túnel hidroviário, 10ª vez... 

   
   Sim! Confirmado o esquecimento do GPS. No lugar óbvio estão os equipamentos como bússola, eletrônicos, frágeis... E em outras da bagagem de mão, não. A 1ª vez que fui aos Andes eu não tinha GPS e estou aqui [referência que esse aparelho não é determinante para o sucesso ou não de uma aventura]. Mastigo uma bala macia. 16h18min: Estamos saindo. O painel solar está no sol, carregando. 

(10-01-17) 
18h15min: Fiquei sem bateria numa câmera, porém o celular está carregado 90%. Não tenho sol direito e o painel demora em carregar. [valores gastos]: $5,00 do carregador + 2 +5 + 743 (de Córdoba para Mendoza) + $10 de internet em Córdoba e $8,00 de telefone em Mendoza. Mais 70 pesos, aproximadamente, de cebola, água e batata frita industrializada. $100,00 maleiro [deixei duas bagagens em um “porta volumes” na rodoviária de Mendoza para eu poder me deslocar melhor]. $91,00 para Las Cuevas.

Nota1: Valores gastos até agora = R$397,00 e $916 (pesos argentinos).

Nota2: Quando eu cheguei ao terminal de ônibus ou rodoviária, eu cheguei a uma e tinha outra. Tive que sair, atravessar uma rua, entrar em outra rodoviária.

11-01-17. Acontecimentos: Ontem eu fui a empresa Andesmar e me venderam uma passagem pela El Rápido. O homem das malas me disse que eram apenas 15 kg, e nas Andesmar viram minha bagagem. Eu nem sabia [que tinha limite de peso na Argentina. Só se for agora.] Fui dar uma gorjeta de 5 pesos e ele achou ruim. Vai sabem... O ônibus necessitava de reparos. Uma saída de ar condicionado estava tampada por um papel pautado e chiclete vermelho nas pontas. O acabamento da janela faltavam pedaços e, nas folgas, chicletes brancos. Quando cheguei, havia farelo de biscoito ou sei lá, na poltrona. A saída foi em outro terminal [explicado em “Nota2” acima]. Saí correndo para o próximo. Uns 300 metros. Cheguei ao pavimento superior. Desci para o guichê Andesmar. Subi para ir ao banheiro. Desci as escadas para ir à internet. Subi de escada rolante. O ônibus era às 22h, horário local. Aí aconteceu do ônibus, ele não parecia funcionar direito. Era 00h30min e trocamos de ônibus. Cadê as malas? = Preocupação. Meu visinho de poltrona tinha cheiro de pão caseiro com suor. Passei um pouco de desodorante liquido em baixo [do meu] nariz. Acordei diversas vezes [durante a noite], e pelas 6h da manhã, não dormi mais. Lá estava, a Cordilheira. Novamente nos vemos. Hoje iremos nos encontrar. Avistei um pico nevado. El Cerro Plata. Imponente. Branco. 
Agora 8h50min, espero fora do terminal, mais ventilado. Comprei cebola, alho, água e salgadinho na av. Alem, uns 300 m da entrada [da rodoviária]. Dois volumes no serviço de porta bagagem por 50 pesos cada. Cem pesos ou 25 reais para defecar em paz e comprar as coisas, valeu a pena! Ônibus agendado as 10h15min para Las Cuevas. Ah! Liguei para o Brasil, pai e esposa, mais 8 pesos. Acho que vou carregar as baterias. Ônibus nas 47 a 49 [Box de parada], perto do guarda volumes. Banheiro meio vazio perto do [Box] 60. Venda de bilhetes perto do guarda volumes. 
8h55min, me vou. 
10h15min dentro do ônibus. Parece que metade é andinistas. Terde para entrar no parque. [a minha sugestão é entrar até as 13 h no parque provincial Aconcagua, pois se tem 4 a 7 h para caminhar até o primeiro acampamento], mas para Penitentes e Puente Del Inca para aclimatar, está ótimo. Estou do lado esquerdo. 










   Pessoas ao meu redor falam inglês e parece italiano, além de espanhol. [a proporção é de 2 estrangeiras para 5 pessoas]. 14h05min. Estou em Puente de Inca esperando. Fiz algumas filmagens. Eu sempre me encanto com essas paisagens. É uma paisagem lunar. Para quem um dia quis ir a Lua... Esse é um meio de baixo custo. 



   Me deu vontade de urinar, mas espero até Las Cuevas. Tem banheiro no ônibus mas não quero enjoar. Banheiro em movimento não é comigo. Parece que subiu um casal de suíços, ou alemães. Agora curtir 12km até “Cuevas”.












11-01-17. 
15h15min. Estou em um refugio de montanha. Escolhi por causada organização dos alimentos e da energia elétrica e, de uma noite de repouso e verificação da saúde. [a intenção inicial era ficar nas ruínas da estação ou cobertos dos trilhos, por causa do valor, mas por 200 pesos fiquei nesse refúgio de montanha].


   




Nenhum comentário:

Postar um comentário