sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

10ª EXPEDIÇÃO A CORDILHEIRA DOS ANDES (4 de 5 partes) - MENDOZA - ARGENTINA

Esse é o diário de viagem da minha 10ª Expedição a Cordilheira dos Andes na Argentina, na província de Mendoza, na data de 09 de janeiro de 2017 a 24 de janeiro de 2017. 
Foi uma expedição exploratória, onde, poderia não ter trilha ou sinalizações de qual o caminho melhor a ser seguido, com diversas dificuldades. Poderia ter surpresas que no google earth ou nas pesquisas na internet não revelam ou poucas pessoas ali estiveram para relatarem detalhes do terreno, clima, etc.
Reservo-me o direito de não transcrever partes onde aparecem nomes ou fatos que poderiam interferir diretamente na vida de pessoas constantes ou não nessa aventura. Ainda, tentarei reproduzir acertando abreviações e fazendo algumas adequações gramaticais para a melhor leitura e interpretação do leitor, bem como explicações atuais entre colchetes [].


Esta é a quarta parte!
Lembro que a primeira parte está em:  http://thomaschulze.blogspot.com.br/2017/02/10-expedicao-cordilheira-dos-andes.html
Boa leitura!

ATENÇÃO:
Devido a inúmeras tarefas e a realização da 11ª Expedição a qual voltei a alguns dias...(hoje 19 de janeiro de 2018) Deixo aqui, inicialmente algumas imagens.







.
As imagens acima foram fotografadas no dia anterior.
...



Eu tinha caminhado muito. Eu sai da trilha e nem tinha percebido. Alguns locais existem uns desmoronamentos e a trilha fica invisível. Foi nesse ponto que desviei-me da trilha sem saber.
"Vou até aquele ombro" pensei. E me fui morro acima. 








Fui desviando de pedras, escorregando no terreno solto e fofo. 
















Estava tudo bem, até que eu vi uma pedras enormes lá, encima, na minha frente. E se elas cairem? Como eu poderei escapar? Quantos segundos terei?









Outra:


Quando se está sozinho a responsabilidade por sua vida recai somente a si. Cem por cento sobre si. Quando estás em grupo, até pode se pensar que outra pessoa poderia ter feito isto ou aquilo. 
Estratégia! Montei uma estratégia. Caminhar devagar, ouvir qualquer ruido...
Esse "canal" era perigoso porém o mais acessivel para  chegar onde eu queria.
Depois de algumas horas eu estava cansado. Sentei, abri a mochila e verifiquei o que tinha.  Tinha comida e água. Mas... Somente para o retorno. Olhei para cima e para baixo. Foi uma boa caminhada!




Cheguei onde queria? Não! E daí? Exceto alguns objetivos específicos... O objetivo maior é o contato com esse tipo de natureza. 




Incrível! Encontrei agua brotando do chão. Deitei-me. Bebi direto. Agua excelente. Tratei de pegar um pouco, coar e tratar quimicamente. Voltei mais feliz ainda para a Ruinas de los Mineradores.














Algumas imagens:

    Entardecer (o sol ainda ilumina o lado oeste de umas montanhas altas, fazendo com que o vale continue iluminado mesmo depois da 21 horas).














   Dependendo da época é possivel avistar muitas estrelas. Aqui não foi possivel registrar com precisão.

















A porta que também é a janela e a varanda dá uma sensação muito boa.















Interior do abrigo:














Uma espiriteira modificada de uma outra encontrada em vídeo de youtube. Eu lembro das primeiras espiriteiras... Aquela chama pacata, tímida, mas essa... Parece um lança chamas!
































No dia seguinte, acomodei tudo dentro da mochila. Coloquei o saco de dormir por fora e desci para a vila Las Cuevas. 











Tive que parar em áreas de acampamentos que fiquei para recolher o lixo e dejetos, inclusive minha barraca que tinha deixado no acampamento 2. 














Em 8 horas e 40 minutos, cheguei a vila. Cheguei desidratado, mesmo consumindo cerca de 5 litros de água e isotônico.

Fim dessa parte.
Obrigado pela atenção!



Nenhum comentário:

Postar um comentário