segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESCALADA - RECREATIVA / ESPORTIVA - UMA VISÃO COM EMBASAMENTO CIENTÍFICO - ESCOLA - JOVENS

A Escola e A Escalada (Esportiva ou Lúdica)

Caxias do Sul, maio de 2010.
A Escola e A Escalada (Esportiva ou Lúdica)

Introdução                                                                          
         A escola tem como objetivos apresentar ao jovem as necessidades da vida. Tanto intelectualmente, fisicamente, quanto socialmente.
         Dentro dos seus meios, ele oferece tudo o que está ao seu alcance, e ainda tendo buscado outras vivências, para favorecer seus alunos em outros aprendizados (museus, zoológicos, bibliotecas) e outras modalidades esportivas (atividades aquáticas, caminhadas pela mata, alpinismo) mostrando o mundo que vivemos.
         Neste contexto, apresentamos dentro do alpinismo a modalidade: escalada, visando à atividade lúdica ou à competição.
         Já descrito por autores em seus livros ¹, a habilidade de escalar pertence ao desenvolvimento humano quanto à ”habilidades motoras”.
        (¹)GALLAHUE; David L. OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento.Motor. Bebês, Crianças e Adolescentes e Adultos. 2.ed. São Paulo: Phorte.
Escalar

Escalar envolve o praticante no desenvolvimento de um conjunto de fatores:


   As agarras (pedras sintéticas) possuem formatos e texturas diferentes, fazendo com que a visualização seguida do toque (percepção palmar) identifique a necessidade de maior ou menor força.
   Aumenta a coordenação esquerda versus direita.
   Aumenta a massa óssea.
   Aumenta a atenção e a motivação.
   Desenvolve e aumenta Auto-estima.
   Estimula a Comunicação oriunda de suas necessidades emocionais e motoras.
   Estimula a Coordenação.
   Estimula a Criatividade.
   Estimula a Cooperação.
   Combate a insegurança.
   Proporciona melhor entendimento ao Desafio.
   Estimula o Espírito de equipe.
   Aumenta a Flexibilidade.
   Estimula e Aumenta a Habilidade motora.
   Estimula o Pensamento crítico.
   Aumenta e Estimula a Solução de Problemas/Desafios quanto a Percepção
Motora.
   Estimula a Responsabilidade.
   Trabalha a bilateralidade (uso dos dois lados do corpo, evitando o uso de uma perna somente como por ex.: chutes no futebol ou uso de raquetes com uma mão/punho/braço).
  Trabalha o estímulo visual na percepção de objetos, quanto as suas características (bordas, espessuras, texturas).
   Trabalha Tomada de Decisão.

Surgimento da Escalada
    A escalada surge como uma forma de transpor um trecho mais íngreme, no qual se faz necessário o uso das mãos e dos pés, quando não é mais possível subir caminhando. Inicialmente, em atividades de ascender montanhas por motivos variados (geológicos, militares, científicos), . 
  Ela emprega movimentações do corpo semelhantes ao de subir uma escada vertical.
(Arte cedida por Thomas Schulze, Bel. Ed. Física –CREF 013024-G/RS)

    A força e a destreza desenvolvida nesta atividade favorecem na vida cotidiana do indivíduo. Mais força e equilíbrio dentro do ônibus de transporte urbano ou da van transporte, para abrir recipientes com tampa, para maior coordenação em tarefas do dia a dia, em casa ou na escola.

Leitura complementar:

Alpinismo

Surgiu a partir da conquista do MONT BLANC: montanha mais alta da Europa Ocidental. Situada entre a França e a Itália, com 4.807 metros, em 1786 pelos franceses Jacques Balmat e Miclel Paccard.


Escalada
(em locais protegidos das variações climáticas)

A escalada esportiva iniciou na Ucrânia nos anos 70, para facilitar os treinamentos a fim de um melhor rendimento na rocha e também em função do rigoroso inverno europeu que restringia, em parte, a prática em ambiente natural.
O Esporte, Escalada é agora plenamente reconhecido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), segundo entrevista com o presidente Marco Scolaris IFSC ².

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