sexta-feira, 22 de abril de 2016

Aconcagua - Aconcágua - 6.962 metros de altitude - Alta Montanha - Farei e Continuarei Fazendo

     Farei e Continuarei Fazendo - dicas - sugestões



   Continuarei Fazendo, pois para mim está dando certo, até que haja uma nova solução:
- Fazer treinamento prévio visando o tipo e intensidade das atividades que se realizará na montanha. Caminhadas com mochila, musculação para o tronco, tanto abdominais, quanto dorsais. Se pergunte: "o que, do meu corpo, usarei nesta montanha?" Consulte seu profissional em educação física.
- Do treinamento: se estiver em forma, fazer 6 meses, pelo menos, de adaptação para essa montanha. Se não estiveres em forma, no mínimo 2 anos antes. 
- Para o Cerro Aconcagua, fazer uma "pré aclimatação". Pode ser um ou mais dias em Penitentes, Puente del Inca, Las Cuevas ou Vallecitos. Eu recomendo é o atual parque Provincial Cerro Plata ou Cordón del Plata. Onde poderemos sair da hospedagem a 2.800 metros de altitude, atingir a cota de 4.300 metros (acampamento base El Salto D'água 4.300) e retornar no mesmo dia! No meu entendimento é como dar um "choque" prévio no organismo, tendo uma recuperação em baixa altitude. Exemplo: passar uma noite entre 2.500 a 2.800 m de altitude, fazer uma caminhada sem muita carga na mochila, em uma trilha de média, baixa intensidade para uma altitude de 3.500 a 4.000 m de altitude. Depois mais um ou dois dias na altitude da noite.
- Deixar qualquer peso extra em casa, rótulos de garrafa p.e.t. de refrigerante, incluindo o lacre da tampa, selecionar bem os equipamentos quanto a resistência, praticidade e leveza.
- Levar um saco interno, para por dentro do saco de dormir. Atualmente uso um externo com duas camadas de nylon fino e leve. 
- Escolher as dias de ataque ao cume, inclusive os de acampamento superiores que não esteja em fase de troca de Lua.
- Escolher o dia do ataque ao cume em Lua cheia. Fincando, assim a noite mais clara.
- Dividir os alimentos por categorias (já tem aqui no blog).
- Levar duas lanternas. Uma: lanterna de cabeça e outra pode ser mais simples com uma bateria ou pilha (se tiver suporte para o chapéu de aba, melhor.
- Levar um segundo para de meias e luvas para o cume.
- Escolher bem a proteína a ser levada de fácil digestão. Minha escolha é a proteína do soro do leite, a hidrolisada.
- Se for utilizada uma mochila usada, trocar todos os engates / fechos de nylon por novos. Testar zíper previamente e trocá-los se for o caso.
- Levar uma "espiriteira" = fogareiro á álcool Um modelo simples caso haja pane nos fogareiros principais. Observar se será levado combustível líquido, para fogareiro á pressão. Se for levado os fogareiros á gás (em cartuchos), deve-se pensar em levar álcool a 95% de pureza. Eu prefiro o álcool  anidro (cerca de 99,6% de pureza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário