quarta-feira, 4 de março de 2020

EMAGREÇA AGORA!!! Comece a entender! 1/7 e 2/7

Caxias do Sul, 04 de março de 2.020.
- Acabei de voltar de uma expedição a Cordilheira dos Andes. Foram alguns dias de reflexão. Eu poderia ter pensado nas coisas que não deram certo. Isto não iria resolver nada! Comecei, então, a pensar “como” eu poderia acertar mais. Uma dessas coisas é fornecer informação mais precisa. Não essas informações “aguadas” que lemos todos os dias...

- Eu cheguei a 5.200 metros de altitude com uma condição física muito abaixo do ideal para fazer esse tipo de atividade. Minha estratégia foi a “paciência”. Paciência em não ter pressa para chegar ao ponto “x” ou ponto “y”. Ex.: Ao acampamento base. Eu sabia onde estavam os acampamentos, eles não sairiam dos seus lugares.

- Onde quero chegar? Esse texto vai para você, que se deu conta que a obesidade é uma doença. Ok! Vamos ao que interessa!

1. Elaborar algo muito detalhado quanto ao que comer. Você deve saber que algumas fórmulas já prontas na internet, não levam em conta o seu biotipo. O quê? Seu sexo, sua altura, seu peso, seu perfil metabólico! É muito provável que isso não dará certo! “Fulana minha amiga, conseguiu! Funcionou para ela!” Ela é Você? Vocês duas são iguais? Iguaizinhas? R: Comece com pequenas mudanças.

2. A sua dieta deve mudar conforme seu corpo muda. Quando sua taxa de porcentagem de gordura diminuir, a dieta deverá ser modificada.

3. O carboidrato não é seu inimigo! Apenas entenda quando você deve consumi-lo. Tudo vai depender de como é o seu dia! O que você faz diariamente! Seu treino é pela manhã?
- Lembrei de uma coisa: a diferença entre atividade física e exercício físico. Atividade física são movimentos que fazemos com o corpo. Escovar os dentes, assistir televisão, lavar a louça, varrer o chão, são atividades físicas. Ter um horário ou uns dias por semana pré determinados para fazer movimentos que melhores sua condição física (força, equilíbrio, etc), são exercícios físicos.
- Atividade ou exercício de força pela manha. Logo depois de acordar.  Claro que deverá consumir carboidratos! Um (a) nutricionista deverá “estimar” a sua quantidade e tipo!
- Tudo muda conforme o que você FAZ! Quando faz! Não existe dieta padrão com não existe treino físico padrão!

4. Gordura é sua amiga! Sério? Sim!
- Lembra que somos feitos de células? Pois bem! A membrana que envolve a célula ou a “capa” é uma mistura de gordura e outras substâncias!
- Precisamos de gordura! Manutenção celular! Isso mesmo!

5. Proteínas são importantes! Li um livro que dizia: proteínas são os tijolos da construção.

O que aprendemos?
Carboidrato, Gordura e Proteínas são importantes!
Elas são os Macronutrientes!!!

Vitaminas, sais minerais são Micronutrientes!!!

- Pergunto!
Como você começou a engordar? Responda para você mesmo(a) e vamos para o próximo passo!



Bibliografia:
https://www.unimed.coop.br/web/portovelho/viver-bem/alimentacao/o-que-sao-micro-e-macro-nutrientes-


...................................................................................................

COMECE A ENTENDER 2/7

Caxias do Sul, 11 de março de 2.020.

        Geralmente a criança recém nascida não nasce obesa.
Recém nascidos obesos será outra pesquisa.
Aqui abordarei outro fator: Obesidade adulta. Você foi, ou melhor, você não era obeso durante a fase de criança e adolescente e na fase adulta começou a ganhar peso em forma de gordura subcutânea.
Neste caso, faça uma reflexão lembrando como você começou a engordar. Quais foram as mudanças na sua vida! Esse é o ponto que eu quero chegar.
Reduziu a atividade física intensa? Deixou de praticar regularmente algum esporte? Você tem uma vida de elevado estresse mental?
Na Educação Física, aprendi o seguinte. Seu aluno, inicialmente, faz um programa de exercícios físicos. Com o passar do tempo, os resultados são insignificantes. Então pedimos para que faça um acompanhamento por nutricionista. Se isso não resolver, a recomendação é o acompanhamento psicológico. Se tudo isto ainda não surtir efeito, um médico receita algum medicamento. Se ainda houver risco de morte do aluno/paciente, recomenda-se cirurgia.
Dicas interessantes:
Encontre a causa do aumento de peso.
Faça regularmente, 3 vezes por semana,  alguma atividade física intensa, de preferência “exercício físico” com prescrição e orientação do profissional de Ed. Física.
Escolha melhor o consumo dos alimentos.
Carboidrato é energia, saiba quando usar.
Alimentos de baixo índice calórico pode ser uma boa opção entre as refeições.
Frutas têm frutose (um tipo de carboidrato) eu recomendo cuidado na escolha e quantidades. Eu já li: 5 frutas por dia em publicação sem referência em face book! E lendo sobre treinamento de fisiculturismo, somente 1 a 2 por dia.

Não existe receita milagrosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário